Vantagens ...

A bicicleta por si só, para além de ser considerado o veículo mais ecológico que existe, não obriga à detenção de registo de propriedade, seguro ou licença de condução, tornando-se assim num veículo acessível a qualquer utilizador.
Nos últimos tempos, tem vindo a retomar o lugar perdido a favor do automóvel.
Embora de uma forma generalizada seja vista como uma forma de lazer, é cada vez mais frequente cruzarmo-nos nos centros das cidades com utilizadores deste tipo de veículos.
 A população tem vindo a descobrir as vantagens da utilização da bicicleta na cidade. A facilidade com que se pode fluir com uma bicicleta no meio do trânsito intenso fazem dela uma boa alternativa em matéria de mobilidade. Além de ser um meio de deslocação saudável, permite poupanças significativas uma vez que não consome combustível e é fácil de estacionar.
O problema surge quando aparece aquela subida mais difícil que nos leva à exaustão. Transpiramos, sentimo-nos desconfortáveis, desmotivando a sua utilização diária.
É aqui que a bicicleta eléctrica tem o seu papel.

Mas afinal, o que é uma bicicleta eléctrica ( e-bike ) ?
Uma bicicleta eléctrica ou e-bike ( electric bike ), é uma bicicleta com o mesmo conceito de uma bicicleta vulgar, à qual foi adicionado um motor eléctrico auxiliar. Para poder estar enquadrada pela mesma legislação da bicicleta sem motor, deve cumprir determinados requisitos: Ao abrigo da legislação comunitária, o motor deverá ter uma potência máxima de 250W e deverá ser desligado quando atinge a velocidade de 25Km/h ou quando o ciclista deixar de pedalar. Este é o conceito Pedelec . Não deverá ainda ter um peso superior a 40Kg!!!

Embora a bicicleta eléctrica não dispense a necessidade de pedalar, o esforço desenvolvido é muito inferior. Apenas com 250W de potência é possível vencer qualquer subida mais acentuada ou prolongada, uma vez que o esforço do ciclista é repartido com o auxílio do motor eléctrico. Desta forma, a bicicleta eléctrica permite ainda a realização de percursos de uma forma mais rápida, já que o motor auxiliar permite desenvolver velocidades mais elevadas quando comparada com a bicicleta convencional. A redução do esforço físico permite ainda chegar ao destino sem transpirar... podemos usar as nossas peças de vestuário corrente, sem ter que usar licras ou equipamentos especiais.

Pelas razões apontadas, o motor eléctrico passa a ser um elemento motivador na utilização da bicicleta. O utilizador deixa de se limitar aos trajectos citadinos e aventura-se na realização de percursos mais longos que de outra forma apenas faria recorrendo ao uso do automóvel. Embora não resulte numa actividade física intensa, o seu uso continuado acaba por resultar numa actividade física regular com resultados benéficos para a saúde do utilizador. Dependendo das necessidades de deslocação, a mesma poderá melhorar a mobilidade individual se complementada com o uso do automóvel ou com a utilização dos transportes públicos, podendo mesmo satisfazer totalmente as necessidades individuais do utilizador. Desta forma, podemos olhar para a bicicleta eléctrica como um meio de mobilidade por si só ou como uma forma complementar de mobilidade.


Bicicleta KTM convertida em eléctrica por ecoSpot
  
Bicicleta eléctrica Wisper

 e-bike/pedelec, como funciona ?

Em termos genéricos, a e-bike dispõe dos seguintes componentes: bateria, motor e controlador de velocidade, sendo que o tipo de tecnologia empregue influencia no preço final do produto. Wisper e ecoSpot empregam baterias de iões de lítio, controladores do tipo inteligente e motores sem escovas. A associação destas 3 características resulta num produto de longa durabilidade, sem manutenção e de utilização agradável e intuitiva.

Proporcionalmente à frequência dos pedais, o controlador envia corrente para o motor. O motor é desligado automáticamente ao deixar de pedalar ou ao atingir a velocidade de 25Km/h (ajustada por defeito). Entre as várias opções que disponibilizamos, em alguns modelos é possível reduzir a intensidade, aumentando dessa forma a autonomia da bateria.

Os travões são equipadas com sensores que fazem o corte da corrente para o motor quando os travões são acionados. Para além do aspecto de segurança, esta função protege o sistema contra sobrecargas em situações de travagem.




ecoSpot
Francisco Amorim

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