Instalação

Neste separador faz-se uma pequena descrição do procedimento que envolve a instalação de um sistema de apoio eléctrico. O sistema consiste essencialmente nos seguintes componentes: motor, bateria, controlador, sensor PAS (pedal assisted system), e sistema de travões com sensores eléctricos.

O motor:
O cubo original é substituído pelo motor eléctrico sendo necessário dotar a roda com novos raios. É utilizado o aro original da bicicleta, sem qualquer impacto negativo na estética da mesma. Cubo original, raios, bem como todo o equipamento desmontado da bicicleta é devolvido ao proprietário, salvaguardando assim a possibilidade de mais tarde, se desejar, repor a bicicleta no seu estado original e poder aplicar o kit eléctrico noutro modelo.
Para a máxima compatibilização do sistema com as bicicletas disponíveis no mercado, a ecoSpot adoptou a instalação no cubo da roda da frente. Esta é também a solução empregue na grande maioria das bicicletas eléctricas disponíveis na Alemanha e Holanda, não interferindo com o sistema de mudanças. O mecanismo de roda-livre no interior do motor não oferece qualquer resistência quando este está desligado.
Para uma maior longevidade e eficiência, utilizamos motores sem escovas. O veio do mesmo permite a fixação em forquetas com uma largura interior de 100mm o que os torna largamente compatíveis com as bicicletas existentes. A furação dos motores é para 36 raios e podem ainda suportar a instalação de travões de disco. No veio do motor existem anilhas anti-torque que evitam a rotação do veio do motor no interior do garfo da forqueta.

 A bateria é instalada no porta-bagagens,  adaptado especialmente para esse efeito, podendo ser removida fácilmente através de um encaixe do tipo gaveta, sendo possível realizar a operação de recarga com a mesma instalada ou fora da bicicleta. Uma chave de segurança impede que a mesma saia em andamento, prevenindo em simultâneo o furto. Adoptamos apenas a utilização de baterias de iões de lítio, tecnologia empregue nos actuais automóveis eléctricos, com a tensão de 36V.
A recarga é realizada utilizando um carregador semelhante ao de um computador portátil.
Através de um adaptador usb a bateria apresentada na foto em baixo pode ser ligada a um PC para visualização do seu estado e nº de ciclos já realizados. Desde sempre que a ecoSpot primou pela qualidade das suas baterias estando na sua essência a utilização de marcas de renome como é o caso da PANASONIC e da SAMSUNG. Em 2014 iremos estender as possibilidades a outras marcas de renome como é o caso da SONY e da SANYO.

O controlador constitui o cérebro do sistema. Alimentado pela bateria e alojado numa caixa estanque, processa a informação recebida pelos diversos sensores, doseando a potência para as 3 fases do motor. Consoante o tipo, poderá dispor de ligação para uma consola de comando (display de LED ou LCD).

O sensor PAS, envia impulsos para o controlador, gerados pelo movimento dos pedais.
Desde a introdução da versão CROSSTALK em 2013 passamos a utilizar sensores PAS duplos certificados pela norma EN15194.

Sensores de travão eléctricos: Por razões de segurança, são usados sensores que são activados ao accionar os travões, desligando a alimentação do motor automáticamente.

Instalação:
A interligação entre os diversos sistemas é feita por cabos e fichas adequadas. A instalação poderá ficar oculta no interior dos tubos do quadro ou envolvida por uma manga de plástico helicoidal, traduzindo-se em ambos os casos num acabamento arrumado e discreto.

O motor e a bateria asseguram a estanquecidade necessária para que o sistema possa ser usado à chuva . O controlador encontra-se dentro de uma caixa estanque. Os sensores de travão e a ficha de ligação ao motor são igualmente estanques. Em situações de utilização extrema poderão ser necessárias medidas de protecção adicionais. 

A nossa atenção encontra-se voltada para a satisfação do cliente procurando produtos de qualidade nas configurações que escolhemos. Procuramos ter uma política de melhoria contínua salvarguardando a compatibilidade total com os modelos das gerações anteriores.



No Stress !

Pesquisar neste blogue