kits de conversão


ecoSpot Sinous


Introdução das versões Sinus

O termo provém da função matemática y=sen(x), função seno.
A corrente eléctrica alternada varia ao longo do tempo de acordo com esta função matemática. Este é o formato da onda de corrente que passa nos motores de corrente alternada, incluindo os motores utilizados nos nossos kits. Este tipo de corrente é facilmente produzida nos geradores mecânicos, tal como nos geradores instalados nas barragens hidroeléctricas, no entanto a obtenção da mesma a partir de uma fonte de corrente contínua como é o caso da bateria que alimenta o motor, é feita através de um circuito electrónico complexo. Para simplificar a sua construção, muitos fabricantes adoptam a chamada onda sinusoidal modificada. Trata-se de uma variação por degraus, tentando assim a aproximação do andamento da onda sinusoidal. Na imagem em baixo vemos a diferença entre uma onda sinusoidal pura e um onda sinusoidal modificada.



A onda sinusoidal pura torna o funcionamento do motor mais suave e mais eficiente, sendo que passamos a adoptar a sua utilização nos nossos modelos desde o final de 2016.
A corrente alternada sinusoidal é produzida no controlador. Este converte a corrente contínua produzida pela bateria, numa corrente alternada sinusoidal. No nosso caso, trata-se de uma corrente trifásica, sendo que, em lugar de apenas 1 curva sinusoidal, passamos a ter 3, desfasadas num certo intervalo de tempo.

Para a introdução da variante Sinus reduzimos a quantidade de modelos  disponíveis, passando a dispor das variantes Sinus I e Sinus II. Utilizam a mesma bateria, motor e controlador, bem como restantes acessórios e e cablagem, e diferenciam-se pelo tipo de display empregue:


Sinus-I
Funções: relógio, distância total/parcial, velocidade instantânea/máx/média, indicação do estado da bateria, iluminação e controle de luzes, programação do diâmetro da roda, velocidade de corte do motor, códigos de erro para diagnóstico de avaria. Necessita de pilha para alimentação do relógio (substituição a cada 1-2 anos). Controle a partir de teclado externo que pode ser colocado no lado esquerdo/direito do guiador para uma melhor ergonomia.


 


As baterias fornecidas com os kits incluem o respectivo carregador e duplo suporte de bagagem em alumínio. As nossas baterias utilizam apenas células de fabricantes de renome mundial. PANASONIC, SAMSUNG e SONY são as marcas que disponibilizamos.
 
Por definição, a bateria instalada tem a capacidade de 9.6Ah. Como opcional pode ser instalada uma bateria de maior capacidade (13.6Ah).
Motor:
36V/250W, trifásico (sem escovas). Inclui os sensores de medida de velocidade e conector estanque.
É instalado no cubo da roda da frente, funciona por apoio ao pedalar e desliga ao deixar de pedalar.
Para o corte do funcionamento do motor em caso de emergência, os travões estão equipados com sensores. Ao serem acionados os travões, o motor desliga instantaneamente, aumentando assim a segurança do utilizador.

 
Um duplo sensor PAS detecta o movimento dos pedais e evita o acionamento intempestivo do motor. O sensor encontra-se equipado com um LED que permite monitorizar o seu funcionamento e facilitar o diagnóstico em caso de avaria.

Os cabos de transmissão dos sinais de comando são extraflexíveis e permitem a redução do nº de condutores ao mínimo, simplificando a instalação e conferindo um aspecto limpo e organizado.
Diversas medidas de cablagem permitem adaptar o comprimeto dos mesmos ao tipo e tamanho de quadro.

Os sistemas actuais são compatíveis com todas as versões ecoSpot até agora comercializadas. A operação de upgrade é possível, bastando a substituição direta dos componentes pretendidos.

Todas as fichas de ligação estão equipadas com conectores estanques. os sistemas ecoSpot podem ser usados à chuva.

os kits ecoSpot estão em conformidade com a norma EN15194 e podem ser utilizados na via pública sem necessidade de licensas especiais.
 

Controlador:
trifásico sinusoidal puro, 36V, corrente máx. 14A, 6 transistores MOSFET, saída de alimentação para iluminação;

Sensor PAS:
duplo sensor hall, certificado pela norma EN15194, LED de monitorização do estado de funcionamento;

Sensores de travão:
São instalados sensores de travão ou mainetes com sensores de travagem que substituem as mainetes de travão originais. São compatíveis com todos os tipos de travão de funcionamento por cabo , com LED de monitorização de funcionamento;












 

No Stress !

Pesquisar neste blogue